A organização das villages

O que é um village?

Um village é um lugar único, implantado em locais maravilhosos e que concentra, além dos serviços de acomodação e de restauração, um pólo de atrações variadas: animações, bem-estar, esportes... De modo a garantir o conjunto destes serviços, consoante as épocas, cada village está organizado de forma a permitir que cada um exprima o seu talento num quadro bem definido e seguro.

Organizado em torno de um Chefe de village, uma equipa de responsáveis pelos serviços é composta por um Responsável Financeiro, um Responsável de RH, um Responsável Técnico de Manutenção, um Responsável Hoteleiro e um Responsável pelo Pólo Lazer. O conjunto destes cinco cargos é designado por G5.

A existência destes cargos varia em função da dimensão do village e dos serviços prestados. Em alguns villages, quando não existem os cargos de Responsável Hoteleiro e/ou de Responsável pelo Lazer, o Chefe de village assume a responsabilidade direta pelos serviços.

Quais são as funções de um Chefe de Village?

É o diretor do village, uma personagem única. Um verdadeiro maestro, é responsável pela vida do village e pelo espírito que reina no mesmo. A sua experiência e as suas qualidades de organização e de comunicação fazem com que seja um administrador e um líder carismático que inspira permanentemente um sopro de vida: a festa.

Quais são as funções de um Responsável pelos Serviços?

Os responsáveis pelos serviços têm por missão animar uma equipa de G.O. (a equipe pode ter entre 2 a 100 colaboradores) numa área específica, bem como otimizar a organização do serviço prestado pela equipe. São eles que, em conjunto com o Chefe de village, analisam e avaliam as competências dos responsáveis pelas actividades e dos G.O. e G.E..

Quais são as funções de um Responsável pelas Atividades?

Alguns responsáveis pelos serviços contam com o apoio de responsáveis pelas atividades quando a sua área agrupa várias especialidades. Por exemplo, o Responsável de Espórtes pode contar com o apoio de um Responsável pelo Golfe, pela Vela, etc., e a sua função é gerir a atividade destes de forma autónoma e eficiente.

O que é um G.O.?

O G.O., ou Gentil Organizador, é o colaborador do Club Med. Trata-se de uma designação inventada pelo Club Med e é um cargo único. O G.O. é o embaixador do Espírito Club Med e defende os cinco valores da empresa: Genteileza, Liberdade, Responsabilidade, Espírito Pioneiro, Multiculturalidade.

O que é um G.E.?

O G.E., ou Gentil Empregado, é também um colaborador do Club Med. A sua função é fixa em um estatuto diferente do G.O. O G.O. e o G.E. formam uma única equipe coesa que trabalha para alcançar o mesmo objetivo – a satisfação dos G.M.. Apesar de terem funções diferentes, estas complementam-se.

O que é um G.M.?

O G.M., ou Gentil Membro, é o cliente do Club Med. Os G.M. podem ser de todas as idades, solteiros, em casal ou em família. Vêm dos quatro cantos do mundo em busca de felicidade nos nossos villages mágicos, onde os G.O. e os G.E. estão ao seu serviços, sem nunca serem seus criados.